SOLANACEAE

Solanum granulosoleprosum Dunal

LC

EOO:

2.033.181,924 Km2

AOO:

436,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie não é endêmica do Brasil, ocorrendo amplamente distribuída no leste brasileiro nos estados da Bahia, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goias (Stehmann et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?A espécie apresenta uma Extensão de Ocorrência de 1.772.222,126km², ocorre em diversas fitofisionomias, incluindo áreas alteradas, e é contemplada por várias Unidades de Conservação.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Florestas Ombrófilas mistas e densa, estacional semidecidual e decidual, bordas de matas e matas ciliares, muitas vezes em ambientes alterados (Mentz;, Oliveira, 2004).
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 2 Savanna
Detalhes: Arvoreta ou árvore terrícola, de até 10 m de altura. Ocorre em Florestas Ombrófilas Mistas e Densa, Estacionais Semideciduais e Deciduais, sendo pioneira em bordas de matas e matas ciliares, muitas vezes em ambientes alterados. Foi registrada em floração e frutificação em todos os meses do ano (Mentz;Oliveira, 2004).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.2.1 International level on going
​A espécie foi considerada de Baixo risco de extinção (LR/conservation dependent) por Carvalho(1998) em avaliação de risco de extinção empreendida pelo Red Listing proccess da IUCN (2011).